A INTERDISCIPLINARIDADE E A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES
Abstract
Diante da necessidade de realizar investigaçõesrelativas às metodologias de ensino utilizadas noprocesso de ensino e aprendizagem nas escolas deBoa Vista/RR, esse estudo investiga a utilização deações metodológicas interdisciplinares no âmbitodo Ensino Fundamental. Para essa finalidade, foitraçado um referencial de sustentação teórica quesitua a interdisciplinaridade como ação pedagógicacapaz de elevar o nível de aprendizagem a partirda pesquisa. A metodologia utilizada foi compostapor análise documental, pesquisa de campo eobservação participante. Os dados foram obtidospela análise de informações documentais dasinstituições educacionais envolvidas na pesquisae por meio da aplicação de instrumentos de coletasde dados (ICD) a 105 alunos e 20 professores de 5ªa 8ª séries da rede estadual de Ensino Fundamentaldo município de Boa Vista/RR. As coletas de dadosforam realizadas antes e depois da realização deuma feira interdisciplinar como proposta de açãoprática, com o objetivo de coletar informaçõespara fornecer subsídios à elaboração de atividadesinterdisciplinares na escola. Os resultadosdemonstraram que as dificuldades encontradaspelos professores para efetuar práticas pedagógicasinterdisciplinares estão ligadas não apenas àsquestões estruturais da escola, mas, sobretudo, àsdificuldades em relação à elaboração e à execuçãodos processos, o que tem contribuído ainda maispara dificultar a aprendizagem dos discentes comrelação à Matemática.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-04-07
Issue
Section
Artigos Gerais
How to Cite
VELOSO, Ney David; DAL-FARRA, Rossano André. A INTERDISCIPLINARIDADE E A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1485. Acesso em: 11 jul. 2025.