COMO PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM CONTEÚDOS ALGÉBRICOS EM SUA PRODUÇÃO ESCRITA

Authors

  • Gefferson Luiz dos Santos iaqchan@hotmail.com
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli iaqchan@hotmail.com

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisaque investigou a produção escrita de professorese estudantes de Matemática do Ensino Médio,buscando identificar os modos de resolução queestes utilizaram para resolver onze questões deálgebra das provas de conhecimentos gerais detrês universidades estaduais paranaenses. Numaabordagem predominantemente qualitativa,com cunho interpretativo, identificamos osconteúdos algébricos presentes nas questões, alinguagem e a simbologia algébricas, e inferimossobre possíveis características do pensamentoalgébrico. Concluímos que os conteúdosabordados nas questões são, em sua maioria,conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental.Os professores e estudantes apresentaram modosde resolução baseados na matemática escolarda Educação Básica, o aritmeticismo comocaracterística do pensamento algébrico e indíciosdesse pensamento em uma fase de transiçãopermeada por uma linguagem natural e algunssímbolos algébricos, considerando que muitasvezes o próprio enunciado das questões possa ternorteado algumas das produções apresentadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-04-07

How to Cite

DOS SANTOS, Gefferson Luiz; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. COMO PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM CONTEÚDOS ALGÉBRICOS EM SUA PRODUÇÃO ESCRITA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1486. Acesso em: 11 jul. 2025.