COMO PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM CONTEÚDOS ALGÉBRICOS EM SUA PRODUÇÃO ESCRITA

Autores/as

  • Gefferson Luiz dos Santos iaqchan@hotmail.com
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli iaqchan@hotmail.com

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisaque investigou a produção escrita de professorese estudantes de Matemática do Ensino Médio,buscando identificar os modos de resolução queestes utilizaram para resolver onze questões deálgebra das provas de conhecimentos gerais detrês universidades estaduais paranaenses. Numaabordagem predominantemente qualitativa,com cunho interpretativo, identificamos osconteúdos algébricos presentes nas questões, alinguagem e a simbologia algébricas, e inferimossobre possíveis características do pensamentoalgébrico. Concluímos que os conteúdosabordados nas questões são, em sua maioria,conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental.Os professores e estudantes apresentaram modosde resolução baseados na matemática escolarda Educação Básica, o aritmeticismo comocaracterística do pensamento algébrico e indíciosdesse pensamento em uma fase de transiçãopermeada por uma linguagem natural e algunssímbolos algébricos, considerando que muitasvezes o próprio enunciado das questões possa ternorteado algumas das produções apresentadas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2012-04-07

Cómo citar

DOS SANTOS, Gefferson Luiz; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. COMO PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM CONTEÚDOS ALGÉBRICOS EM SUA PRODUÇÃO ESCRITA. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1486. Acesso em: 27 oct. 2025.