ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO ALIADAS NA FORMAÇÃO DE ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
Resumo
O presente artigo caracteriza-se como um desdobramento de uma pesquisa de mestrado que investigou o aspecto afetivo na aprendizagem de estatística, em alunos do Ensino Médio de Ji-Paraná, Rondônia, através do estudo das atitudes em relação à estatística. As atitudes dos alunos ocupam um papel central na aprendizagem. Os professores que são comprometidos com o processo educacional consideram os aspectos afetivos no processo de ensino e aprendizagem. Uma amostra de 355 alunos respondeu um questionário informativo e uma Escala de Atitudes em relação à estatística. As atitudes observadas no grupo foram predominantemente positivas. As estratégias de ensino devem ser selecionadas pelos docentes de maneira a contribuir para a formação de atitudes positivas. Os resultados indicaram que existe associação entre atitudes em relação à estatística e o uso de tecnologias da informação e comunicação e a contextualização no ensino de estatística. As tecnologias da informação e comunicação e trabalho com projetos em que o aluno visualize a estatística em situações concretas foram decisivas para formação de atitudes positivas em relação à estatística.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.