ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO ALIADAS NA FORMAÇÃO DE ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
Abstract
O presente artigo caracteriza-se como um desdobramento de uma pesquisa de mestrado que investigou o aspecto afetivo na aprendizagem de estatística, em alunos do Ensino Médio de Ji-Paraná, Rondônia, através do estudo das atitudes em relação à estatística. As atitudes dos alunos ocupam um papel central na aprendizagem. Os professores que são comprometidos com o processo educacional consideram os aspectos afetivos no processo de ensino e aprendizagem. Uma amostra de 355 alunos respondeu um questionário informativo e uma Escala de Atitudes em relação à estatística. As atitudes observadas no grupo foram predominantemente positivas. As estratégias de ensino devem ser selecionadas pelos docentes de maneira a contribuir para a formação de atitudes positivas. Os resultados indicaram que existe associação entre atitudes em relação à estatística e o uso de tecnologias da informação e comunicação e a contextualização no ensino de estatística. As tecnologias da informação e comunicação e trabalho com projetos em que o aluno visualize a estatística em situações concretas foram decisivas para formação de atitudes positivas em relação à estatística.
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