UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DERIVADA NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Resumo
Neste trabalho propõe-se uma série de atividades com o objetivo de introduzir o conceito de derivada na primeira série do Ensino Médio. O histórico da presença de tópicos do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio no Brasil, assim como a análise de alguns livros didáticos, serve para mostrar como o assunto já foi e está sendo tratado no país. Discute-se a preparação necessária para essas atividades, pois a simples inclusão de mais um tópico no programa poderia causar problemas para o cumprimento do cronograma e não trazer os resultados esperados. Algum grau de adequação dos conteúdos ministrados e de cooperação com professores de Física também é necessário. Um problema físico é o mote para a introdução do conceito de derivada. A metodologia está focada na intuição e na visualização de gráficos, a fim de garantir uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Em boa parte do tempo, utiliza-se um software de geometria dinâmica, como importante ferramenta de apoio pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.