UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DERIVADA NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Abstract
Neste trabalho propõe-se uma série de atividades com o objetivo de introduzir o conceito de derivada na primeira série do Ensino Médio. O histórico da presença de tópicos do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio no Brasil, assim como a análise de alguns livros didáticos, serve para mostrar como o assunto já foi e está sendo tratado no país. Discute-se a preparação necessária para essas atividades, pois a simples inclusão de mais um tópico no programa poderia causar problemas para o cumprimento do cronograma e não trazer os resultados esperados. Algum grau de adequação dos conteúdos ministrados e de cooperação com professores de Física também é necessário. Um problema físico é o mote para a introdução do conceito de derivada. A metodologia está focada na intuição e na visualização de gráficos, a fim de garantir uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Em boa parte do tempo, utiliza-se um software de geometria dinâmica, como importante ferramenta de apoio pedagógico.
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