BRINCANDO COM A MATEMÁTICA E APRENDENDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

Autores

  • Wellington Lima Cedro wcedro@ufg.br
    UFG
  • Fabio Moreira de Araujo fabiognr@hotmail.com
    UFG
  • Humberto Irineu Chaves Ribeiro humbertoribeiro1987@gmail.com
    UFG

Resumo

Nos dias atuais uma grande parte da população encontra dificuldades em compreender os conhecimentos matemáticos. Pensando nesse problema elaboramos essa proposta pedagógica para o ensino da análise combinatória. Deste modo, este trabalho é um relato de experiência de ensino, desenvolvida com estudantes do ensino médio de uma escola pública federal, que discute uma proposta pedagógica para o princípio fundamental da contagem. Seu objetivo é o de possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos matemáticos, utilizando-se de atividades lúdicas. Para elaborarmos tais atividades baseamos principalmente em Moura e na Teoria histórico-cultural. Com este trabalho observamos avanços na construção e compartilhamento do conhecimento dos discentes propiciado por meio da atividade de ensino direcionada ao ensino do princípio fundamental da contagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

CEDRO, Wellington Lima; ARAUJO, Fabio Moreira de; RIBEIRO, Humberto Irineu Chaves. BRINCANDO COM A MATEMÁTICA E APRENDENDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1541. Acesso em: 11 jul. 2025.