BRINCANDO COM A MATEMÁTICA E APRENDENDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

Authors

  • Wellington Lima Cedro wcedro@ufg.br
    UFG
  • Fabio Moreira de Araujo fabiognr@hotmail.com
    UFG
  • Humberto Irineu Chaves Ribeiro humbertoribeiro1987@gmail.com
    UFG

Abstract

Nos dias atuais uma grande parte da população encontra dificuldades em compreender os conhecimentos matemáticos. Pensando nesse problema elaboramos essa proposta pedagógica para o ensino da análise combinatória. Deste modo, este trabalho é um relato de experiência de ensino, desenvolvida com estudantes do ensino médio de uma escola pública federal, que discute uma proposta pedagógica para o princípio fundamental da contagem. Seu objetivo é o de possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos matemáticos, utilizando-se de atividades lúdicas. Para elaborarmos tais atividades baseamos principalmente em Moura e na Teoria histórico-cultural. Com este trabalho observamos avanços na construção e compartilhamento do conhecimento dos discentes propiciado por meio da atividade de ensino direcionada ao ensino do princípio fundamental da contagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-11-25

How to Cite

CEDRO, Wellington Lima; ARAUJO, Fabio Moreira de; RIBEIRO, Humberto Irineu Chaves. BRINCANDO COM A MATEMÁTICA E APRENDENDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1541. Acesso em: 31 oct. 2025.