ATIVIDADES-COM-CALCULADORA-HP50G: HORIZONTES QUE SE ABREM AO PROCESSO EDUCACIONAL MATEMÁTICO
Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo investigar os horizontes, em termos cognitivos, que se abrem ao processo educacional matemático quando são utilizadas atividades envolvendo funções trigonométricas, cujo design foi específico em termos de uso de tecnologia (atividades-com-calculadora-HP50g). Realizamos as atividades desenvolvidas por Nunes (2011) com alunos dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Luterano de Manaus, na disciplina de Cálculo I. A pesquisa de cunho qualitativo buscou, por meio dos relatos escritos e dos diálogos entre alunos e a professora/pesquisadora (primeira autora), identificar indícios do processo educacional em torno da exploração dessas atividades. Os resultados revelam que o processo educacional matemático se mostra por meio das ações de aprendizagem do Turbilhão de Aprendizagem (MALTEMPI; ROSA, 2006; ROSA, 2004, 2008), uma vez que, depuração compartilhada, descrição/expressão, execução compartilhada e reflexão/discussão de ideias ocorrem ao realizarmos atividades-com-calculadora-HP50g e, a partir disso, pudemos identificar as especificidades dessas ações ao longo desse processo de investigação, enquanto buscávamos entender como se comportavam os alunos cognitivamente diante das atividades-com-calculadora-HP50g.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.