ATIVIDADES-COM-CALCULADORA-HP50G: HORIZONTES QUE SE ABREM AO PROCESSO EDUCACIONAL MATEMÁTICO
Abstract
Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo investigar os horizontes, em termos cognitivos, que se abrem ao processo educacional matemático quando são utilizadas atividades envolvendo funções trigonométricas, cujo design foi específico em termos de uso de tecnologia (atividades-com-calculadora-HP50g). Realizamos as atividades desenvolvidas por Nunes (2011) com alunos dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Luterano de Manaus, na disciplina de Cálculo I. A pesquisa de cunho qualitativo buscou, por meio dos relatos escritos e dos diálogos entre alunos e a professora/pesquisadora (primeira autora), identificar indícios do processo educacional em torno da exploração dessas atividades. Os resultados revelam que o processo educacional matemático se mostra por meio das ações de aprendizagem do Turbilhão de Aprendizagem (MALTEMPI; ROSA, 2006; ROSA, 2004, 2008), uma vez que, depuração compartilhada, descrição/expressão, execução compartilhada e reflexão/discussão de ideias ocorrem ao realizarmos atividades-com-calculadora-HP50g e, a partir disso, pudemos identificar as especificidades dessas ações ao longo desse processo de investigação, enquanto buscávamos entender como se comportavam os alunos cognitivamente diante das atividades-com-calculadora-HP50g.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.