ODILA BARROS XAVIER E O ENSINO DE MATEMÁTICA: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA FORMADORA
Resumo
O artigo apresenta algumas das contribuições da professora Odila Barros Xavier para a formação de professores primários no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em Porto Alegre. No diálogo com os documentos produzidos pela professora, que se encontram no acervo do Laboratório de Matemática, suas obras didáticas, fotografias e relatos de ex-alunas, apresentamos elementos de sua trajetória profissional, enfatizando as práticas que caracterizaram a formação das professoras normalistas e as iniciativas por mudanças no Ensino Primário, durante o período em que a professora foi docente na referida instituição. O papel que a professora Odila exerceu como criadora do Laboratório de Matemática, como articuladora e coordenadora do Círculo de Estudos de Matemática, e a atuação nos eventos nacionais e nos cursos ofertados para os professores primários gaúchos, lhe garantem um lugar de destaque na História da Educação Matemática do Rio Grande do Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.