ODILA BARROS XAVIER E O ENSINO DE MATEMÁTICA: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA FORMADORA
Abstract
O artigo apresenta algumas das contribuições da professora Odila Barros Xavier para a formação de professores primários no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em Porto Alegre. No diálogo com os documentos produzidos pela professora, que se encontram no acervo do Laboratório de Matemática, suas obras didáticas, fotografias e relatos de ex-alunas, apresentamos elementos de sua trajetória profissional, enfatizando as práticas que caracterizaram a formação das professoras normalistas e as iniciativas por mudanças no Ensino Primário, durante o período em que a professora foi docente na referida instituição. O papel que a professora Odila exerceu como criadora do Laboratório de Matemática, como articuladora e coordenadora do Círculo de Estudos de Matemática, e a atuação nos eventos nacionais e nos cursos ofertados para os professores primários gaúchos, lhe garantem um lugar de destaque na História da Educação Matemática do Rio Grande do Sul.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.