OS CAMINHOS DA FRAÇÃO: DA ORIGEM DO CONCEITO AO SABER ENSINADO NA ATUALIDADE
Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de Transposição Didática do conceito de fração desde a sua origem, entendendo-a não como um número, mas como parte de um inteiro, à ideia de número, componente de um conjunto numérico criado para preencher lacunas existentes no conjunto dos números inteiros. Como saber acadêmico se discute formalmente as suas propriedades com o olhar voltado para as questões estruturais da matemática. Finalmente, a fração retorna à ideia original de não número e como um saber a ser ensinando na escola da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, norteada pela Teoria da Transposição Didática e, mais especificamente, pela Transposição Didática Stricto Sensu.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.