OS CAMINHOS DA FRAÇÃO: DA ORIGEM DO CONCEITO AO SABER ENSINADO NA ATUALIDADE
Abstract
Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de Transposição Didática do conceito de fração desde a sua origem, entendendo-a não como um número, mas como parte de um inteiro, à ideia de número, componente de um conjunto numérico criado para preencher lacunas existentes no conjunto dos números inteiros. Como saber acadêmico se discute formalmente as suas propriedades com o olhar voltado para as questões estruturais da matemática. Finalmente, a fração retorna à ideia original de não número e como um saber a ser ensinando na escola da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, norteada pela Teoria da Transposição Didática e, mais especificamente, pela Transposição Didática Stricto Sensu.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









