MÉTODO LÍQUEN - RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Sabrina Zancan sabrina_zancan@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Andreas Sauerwein rsauer.ufsm@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A aritmética é a base da Matemática, cujo ensino sistemático começa nos anos iniciais. Para um bom entendimento da Matemática superior é essencial um bom embasamento de aritmética básica. Os resultados de avaliações nacionais e internacionais, entretanto, têm apontado uma deficiência na aprendizagem da Matemática pelos alunos brasileiros. Almejando colaborar com os processos, tanto de ensino, quanto de aprendizagem da aritmética e seu repertório básico de fatos numéricos nos anos iniciais, desenvolvemos o Método Líquen. Esse método auxilia a construção do sentido de número e das operações e propriedades numéricas, inserindo e estimulando o uso de estratégias de cálculo para números menores que 20, de forma sistemática, simples e diferenciada, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. O método tem início em um ponto de domínio de todos os alunos e evolui gradativamente para que todos desenvolvam o maior potencial de suas habilidades. Avaliamos a implementação desse método durante dois anos, em três escolas e observamos que os alunos que o utilizaram ficaram mais ágeis na resolução de cálculos aritméticos e que as turmas ficaram mais uniformes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Andreas Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Física - Ensino de Física

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

ZANCAN, Sabrina; SAUERWEIN, Ricardo Andreas. MÉTODO LÍQUEN - RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1840. Acesso em: 11 jul. 2025.