MÉTODO LÍQUEN - RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO
Abstract
A aritmética é a base da Matemática, cujo ensino sistemático começa nos anos iniciais. Para um bom entendimento da Matemática superior é essencial um bom embasamento de aritmética básica. Os resultados de avaliações nacionais e internacionais, entretanto, têm apontado uma deficiência na aprendizagem da Matemática pelos alunos brasileiros. Almejando colaborar com os processos, tanto de ensino, quanto de aprendizagem da aritmética e seu repertório básico de fatos numéricos nos anos iniciais, desenvolvemos o Método Líquen. Esse método auxilia a construção do sentido de número e das operações e propriedades numéricas, inserindo e estimulando o uso de estratégias de cálculo para números menores que 20, de forma sistemática, simples e diferenciada, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. O método tem início em um ponto de domínio de todos os alunos e evolui gradativamente para que todos desenvolvam o maior potencial de suas habilidades. Avaliamos a implementação desse método durante dois anos, em três escolas e observamos que os alunos que o utilizaram ficaram mais ágeis na resolução de cálculos aritméticos e que as turmas ficaram mais uniformes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









