UM ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS COM A TORRE DE HANÓI
Resumo
O objetivo deste trabalho foi utilizar a Torre de Hanói, por meio de tarefas investigativas, para que os alunos construíssem uma função exponencial de modo a expressar o número mínimo de movimentos, conforme a quantidade de discos da Torre. As tarefas investigativas foram aplicadas com alunos de um 1º ano do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Paraná. Este trabalho, que se respalda nos estudos teóricos de Rêgo e Rêgo (2006), Turrioni e Perez (2006), Castro (2004), e Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), entre outros, é de natureza qualitativa com características descritivas. Para a coleta de dados, utilizamos a produção escrita dos sujeitos envolvidos na pesquisa e também observações e anotações realizadas pelos pesquisadores. Por meio dessa pesquisa, foi possível verificar a importância do material manipulável juntamente com as tarefas investigativas para a elaboração de estratégias que geram modelos matemáticos, assim como para desenvolver o raciocínio analítico dos alunos em suas resoluções.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.