UM ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS COM A TORRE DE HANÓI
Abstract
O objetivo deste trabalho foi utilizar a Torre de Hanói, por meio de tarefas investigativas, para que os alunos construíssem uma função exponencial de modo a expressar o número mínimo de movimentos, conforme a quantidade de discos da Torre. As tarefas investigativas foram aplicadas com alunos de um 1º ano do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Paraná. Este trabalho, que se respalda nos estudos teóricos de Rêgo e Rêgo (2006), Turrioni e Perez (2006), Castro (2004), e Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), entre outros, é de natureza qualitativa com características descritivas. Para a coleta de dados, utilizamos a produção escrita dos sujeitos envolvidos na pesquisa e também observações e anotações realizadas pelos pesquisadores. Por meio dessa pesquisa, foi possível verificar a importância do material manipulável juntamente com as tarefas investigativas para a elaboração de estratégias que geram modelos matemáticos, assim como para desenvolver o raciocínio analítico dos alunos em suas resoluções.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.