UM ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS COM A TORRE DE HANÓI
Abstract
O objetivo deste trabalho foi utilizar a Torre de Hanói, por meio de tarefas investigativas, para que os alunos construíssem uma função exponencial de modo a expressar o número mínimo de movimentos, conforme a quantidade de discos da Torre. As tarefas investigativas foram aplicadas com alunos de um 1º ano do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Paraná. Este trabalho, que se respalda nos estudos teóricos de Rêgo e Rêgo (2006), Turrioni e Perez (2006), Castro (2004), e Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), entre outros, é de natureza qualitativa com características descritivas. Para a coleta de dados, utilizamos a produção escrita dos sujeitos envolvidos na pesquisa e também observações e anotações realizadas pelos pesquisadores. Por meio dessa pesquisa, foi possível verificar a importância do material manipulável juntamente com as tarefas investigativas para a elaboração de estratégias que geram modelos matemáticos, assim como para desenvolver o raciocínio analítico dos alunos em suas resoluções.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-08-25
Issue
Section
Artigos Gerais
How to Cite
MORAN, Mariana; COQUEIRO, Valdete dos Santos; DA SILVA, Suzana Domingues. UM ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS COM A TORRE DE HANÓI. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 18, 2017. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1863. Acesso em: 12 jul. 2025.