UM ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS COM A TORRE DE HANÓI

Authors

  • Mariana Moran marianamoranbar@gmail.com
    Universidade Estadual do Paraná
  • Valdete dos Santos Coqueiro vcoqueiro@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Paraná
  • Suzana Domingues da Silva suzana369@hotmail.com
    Colégio Estadual João Theotônio Netto

Abstract

O objetivo deste trabalho foi utilizar a Torre de Hanói, por meio de tarefas investigativas, para que os alunos construíssem uma função exponencial de modo a expressar o número mínimo de movimentos, conforme a quantidade de discos da Torre. As tarefas investigativas foram aplicadas com alunos de um 1º ano do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Paraná. Este trabalho, que se respalda nos estudos teóricos de Rêgo e Rêgo (2006), Turrioni e Perez (2006), Castro (2004), e Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), entre outros, é de natureza qualitativa com características descritivas. Para a coleta de dados, utilizamos a produção escrita dos sujeitos envolvidos na pesquisa e também observações e anotações realizadas pelos pesquisadores. Por meio dessa pesquisa, foi possível verificar a importância do material manipulável juntamente com as tarefas investigativas para a elaboração de estratégias que geram modelos matemáticos, assim como para desenvolver o raciocínio analítico dos alunos em suas resoluções.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-08-25

How to Cite

MORAN, Mariana; COQUEIRO, Valdete dos Santos; DA SILVA, Suzana Domingues. UM ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS COM A TORRE DE HANÓI. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 18, 2017. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1863. Acesso em: 12 jul. 2025.