QUAL MEDIAÇÃO SE SOBRESSAI NO APRENDIZADO DE SOMA VETORIAL? UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CAMPO ELÉTRICO EM FÍSICA
Resumo
Neste trabalho buscamos mostrar uma investigação em relação à compreensão do conceito de vetor campo elétrico de alunos de Licenciatura em Física do sexto semestre, por intermédio de uma simulação computacional no Software GeoGebra, cujo objetivo era investigar/identificar quais as mediações de acordo com a TMC são determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico em estudantes do ensino superior. Para isso, utilizamos a Teoria da Mediação Cognitiva – TMC (SOUZA, 2004) que faz uma abordagem baseada no processamento de informações, e é capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. Por meio de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados coletados, as quais nos deram indícios de que as mediações oriundas da interação social que os estudantes tiveram anteriormente com professores em sala de aula são fundamentais para o aprendizado de soma vetorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.