QUAL MEDIAÇÃO SE SOBRESSAI NO APRENDIZADO DE SOMA VETORIAL? UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CAMPO ELÉTRICO EM FÍSICA
Resumen
Neste trabalho buscamos mostrar uma investigação em relação à compreensão do conceito de vetor campo elétrico de alunos de Licenciatura em Física do sexto semestre, por intermédio de uma simulação computacional no Software GeoGebra, cujo objetivo era investigar/identificar quais as mediações de acordo com a TMC são determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico em estudantes do ensino superior. Para isso, utilizamos a Teoria da Mediação Cognitiva – TMC (SOUZA, 2004) que faz uma abordagem baseada no processamento de informações, e é capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. Por meio de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados coletados, as quais nos deram indícios de que as mediações oriundas da interação social que os estudantes tiveram anteriormente com professores em sala de aula são fundamentais para o aprendizado de soma vetorial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.