RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE PORCENTAGEM: EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PROCESSOS REGULADORES GERAIS DA TEORIA DE ROBBIE CASE

Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo fffaby@ibest.com.br
    Mestre em Ensino de Matemática (UNIFRA) Professora de Matemática na E.M.E.E Sotero Hermínio Frantz do município de Pantano Grande/RS e tutora a distância no curso de Licenciatura em Matemática da REGESD/UNISC
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia sisaia@terra.com.br
    Professora do curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática da UNIFRA e do Mestrado em Educação da UFSM

Resumo

Este artigo é uma síntese de uma dissertação elaborada no Mestrado Profissionalizante em ensino de Física e Matemática no Centro Universitário Franciscano. A pesquisa de cunho qualitativo, na perspectiva da etnografia escolar, foi realizada numa turma de 5ª série do Ensino Fundamental e possui como tema central de investigação resolução de problemas de porcentagem por parte dos alunos, tendo por aporte explicativo os processos reguladores gerais da teoria cognitiva de Robbie Case. A identificação de tais processos possibilitou à professora compreender como os alunos processam problemas matemáticos, subsidiando, assim, o planejamento de sua prática pedagógica. Ao analisar os dados coletados em conexão com a fundamentação teórica, foi possível depreender-se que a noção de porcentagem ganhou um novo significado para os alunos ao ser abordada através da resolução de problemas, pois valorizou seus conhecimentos prévios, seus esquemas mentais internalizados e suas vivências cotidianas. A identificação dos processos reguladores gerais da teoria caseana proporcionou uma compreensão pedagógica, à medida que a professora identificou a regulação mútua e a imitação como os processos mais difundidos pelos alunos e que subsidiaram o uso dos processos de resolução de problemas e exploração, ou seja, o entendimento de que a integração hierárquica dos processos reguladores gerais contribuiu construtivamente para a resolução dos problemas propostos e para a apreensão da noção de porcentagem por parte de cada aluno.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

FISCHER FIGUEIREDO, Fabiane; DE AGUIAR ISAIA, Silvia Maria. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE PORCENTAGEM: EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PROCESSOS REGULADORES GERAIS DA TEORIA DE ROBBIE CASE. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 9, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2193. Acesso em: 11 jul. 2025.