RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE PORCENTAGEM: EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PROCESSOS REGULADORES GERAIS DA TEORIA DE ROBBIE CASE
Abstract
Este artigo é uma síntese de uma dissertação elaborada no Mestrado Profissionalizante em ensino de Física e Matemática no Centro Universitário Franciscano. A pesquisa de cunho qualitativo, na perspectiva da etnografia escolar, foi realizada numa turma de 5ª série do Ensino Fundamental e possui como tema central de investigação resolução de problemas de porcentagem por parte dos alunos, tendo por aporte explicativo os processos reguladores gerais da teoria cognitiva de Robbie Case. A identificação de tais processos possibilitou à professora compreender como os alunos processam problemas matemáticos, subsidiando, assim, o planejamento de sua prática pedagógica. Ao analisar os dados coletados em conexão com a fundamentação teórica, foi possível depreender-se que a noção de porcentagem ganhou um novo significado para os alunos ao ser abordada através da resolução de problemas, pois valorizou seus conhecimentos prévios, seus esquemas mentais internalizados e suas vivências cotidianas. A identificação dos processos reguladores gerais da teoria caseana proporcionou uma compreensão pedagógica, à medida que a professora identificou a regulação mútua e a imitação como os processos mais difundidos pelos alunos e que subsidiaram o uso dos processos de resolução de problemas e exploração, ou seja, o entendimento de que a integração hierárquica dos processos reguladores gerais contribuiu construtivamente para a resolução dos problemas propostos e para a apreensão da noção de porcentagem por parte de cada aluno.Downloads
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