A MATEMÁTICA NAS ESCOLAS POR CICLOS DE FORMAÇÃO: uma reflexão histórica do processo

Autores

  • Carmen Avani Eckardt leivasjc@terra.com.br
    Doutora e Mestre em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Pós-graduada em Matemática (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus São Leopoldo) e Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.
  • Cleuza Iara Campello dos Santos leivasjc@terra.com.br
    Licenciada em Matemática (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Supervisora da E.M.E.F. Jean Piaget.

Palavras-chave:

-

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência que vem sendo desenvolvida nas escolas municipais de Porto Alegre. Apresenta uma reflexão sobre o processo de mudança que vem ocorrendo com os professores e a escola a partir da implantação dos Ciclos de Formação. Os ciclos foram resultado de uma ampla discussão realizada com o conjunto das escolas da Rede, fazendo com que se rediscutisse o papel e a importância da matemática no currículo escolar e sua função social na educação de jovens pertencentes a classes menos favorecidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

AVANI ECKARDT, Carmen; IARA CAMPELLO DOS SANTOS, Cleuza. A MATEMÁTICA NAS ESCOLAS POR CICLOS DE FORMAÇÃO: uma reflexão histórica do processo. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 6, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2261. Acesso em: 11 jul. 2025.