ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: um desafio a ser vencido

Autores

  • Ocsana Danyluk leivasjc@terra.com.br
    Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.
  • Carmen Gomes leivasjc@terra.com.br
    Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.
  • Magda Mortari leivasjc@terra.com.br
    Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.
  • Maria Elene Mallamann leivasjc@terra.com.br
    acadêmica bolsista BIC/Fapergs do Curso de Matemática - Licenciatura Plena da Universidade de Passo Fundo.

Palavras-chave:

-

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte de nossa vivência em pesquisas realizadas, o que possibilitou acompanhar pessoas adultas pouco ou não escolarizadas. Nos estudos, indagamos sobre o modo como elas conseguem realizar cálculos mentais e resolver situações que exigem operações matemáticas. Os sujeitos da pesquisa foram homens e mulheres de várias profissões, uma classe de MOVA (2002) e uma classe de EJA (2003). Ancoramos nossa pesquisa na modalidade qualitativa e a opção metodológica foi a da abordagem fenomenológico-hermenêutica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

DANYLUK, Ocsana; GOMES, Carmen; MORTARI, Magda; MALLAMANN, Maria Elene. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: um desafio a ser vencido. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2342. Acesso em: 11 jul. 2025.