Relação Aluno, Professor e Linguagem Matemática

Autores/as

  • Carmen H. P. Gomes leivasjc@terra.com.br
    Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.
  • Magda I. M. Mortari leivasjc@terra.com.br
    Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.
  • Nilce F. Sheffer leivasjc@terra.com.br
    Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.
  • Ocsana S. Danyluk leivasjc@terra.com.br
    Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo.

Palabras clave:

-

Resumen

Neste texto, descreve-se a experiência de pesquisa realizada em salas de aula de sétimas séries de escolas publicas dos municípios de Passo Fundo e de Erechim. Buscou-se, na investigação, verificar como vem sendo veiculada a linguagem matemática no contexto escolar, bem como desvelar o modo como é realizada a transposição didática pelos professores na área de matemática. A investigação deu-se a partir da abordagem fenomenológico-hermenêutica, considerando principalmente as idéias de Ricoeur, Bicudo, Garnica, Machado e Merleau-Ponty como ancoradouro teórico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

H. P. GOMES, Carmen; I. M. MORTARI, Magda; F. SHEFFER, Nilce; S. DANYLUK, Ocsana. Relação Aluno, Professor e Linguagem Matemática. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2344. Acesso em: 11 jul. 2025.