REVISITANDO UM JOGO INDÍGENA PARA TRAÇAR NOVAS FORMAS DE ENSINAR MATEMÁTICA

Authors

  • Leandro Mário Lucas leandrosl.pb@gmail.com
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita filomena_moita@hotmail.com
  • Lucas Henrique Viana lucash3nrique@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.90-101

Abstract

Este artigo é recorte de nossa pesquisa de mestrado, em que adaptamos O ‘Jogo da Onça’ para o ensino de adição e subtração de números decimais. Seu objetivo é apresentar o percurso metodológico que trilhamos como uma nova forma de utilizar jogos de tabuleiro para o ensino de matemática. Para tanto, apresentamos os quatro jogos que criamos nesse processo, suas potencialidades educativas, os resultados pedagógicos que obtivemos com eles e detalhamos as fases da pesquisa que deu origem a este artigo - uma exploratória e outra participante -, ambas de abordagem qualitativa. Por fim, apontamos que o processo de criação/adaptação de jogos de tabuleiro a partir do cotidiano, dos saberes e das dificuldades prévias dos alunos é uma nova forma de ensinar matemática por meio desses recursos, tendo em vista as tradicionais formas pelas quais seu uso pedagógico tem se efetivado em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Leandro Mário Lucas

    Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPB), Universidade Estadual da Paraíba(UEPB), Campina Grande-PB, Brasil. E-mail: leandrosl.pb@gmail.com.

  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

    Doutora em Educação, Comunicação e Cultura (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB, Brasil. E-mail: filomena_moita@hotmail.com.

  • Lucas Henrique Viana

    Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB, Brasil. E-mail: lucash3nrique@gmail.com.

Published

2020-11-09

How to Cite

LUCAS, Leandro Mário; GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO MOITA, Filomena Maria; VIANA, Lucas Henrique. REVISITANDO UM JOGO INDÍGENA PARA TRAÇAR NOVAS FORMAS DE ENSINAR MATEMÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 21, 2020. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.90-101. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2578. Acesso em: 11 jul. 2025.