REVISITANDO UM JOGO INDÍGENA PARA TRAÇAR NOVAS FORMAS DE ENSINAR MATEMÁTICA
Abstract
Este artigo é recorte de nossa pesquisa de mestrado, em que adaptamos O ‘Jogo da Onça’ para o ensino de adição e subtração de números decimais. Seu objetivo é apresentar o percurso metodológico que trilhamos como uma nova forma de utilizar jogos de tabuleiro para o ensino de matemática. Para tanto, apresentamos os quatro jogos que criamos nesse processo, suas potencialidades educativas, os resultados pedagógicos que obtivemos com eles e detalhamos as fases da pesquisa que deu origem a este artigo - uma exploratória e outra participante -, ambas de abordagem qualitativa. Por fim, apontamos que o processo de criação/adaptação de jogos de tabuleiro a partir do cotidiano, dos saberes e das dificuldades prévias dos alunos é uma nova forma de ensinar matemática por meio desses recursos, tendo em vista as tradicionais formas pelas quais seu uso pedagógico tem se efetivado em sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









