A AUTORIA DOCENTE NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA

A AUTORIA DOCENTE NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Júlio César Valle juliio.valle@gmail.com
    Universidade de São Paulo
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.89-96

Resumo

O propósito deste texto consiste em, partindo das pesquisas sobre currículos e sobre currículos de matemática, identificar perspectivas para a pesquisa capazes de promover e de potencializar a autoria docente nos processos de elaboração curricular. Para isso, tomamos o referencial da Sociologia das Ausências e das Emergências tanto para compreender a natureza da ausência da autoria docente nesses processos como também para endereçar possibilidades no campo das emergências. A proposta de desinvisibilizar os currículos pensadospraticados de matemática, em especial aqueles de caráter emancipatório emerge, nesse contexto, como alternativa teórico-metodológica para a fundamentação de perspectivas para a pesquisa sobre a prática de quem ensina matemática. Assumi-la corresponde, como argumentamos no texto, à tentativa de promover e de potencializar a autoria docente nos processos de elaboração curricular.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

VALLE, Júlio César. A AUTORIA DOCENTE NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA: A AUTORIA DOCENTE NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.89-96. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2662. Acesso em: 28 ago. 2025.