O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Marta Cristina Cezar Pozzobon marta.pozzobon@hotmail.com
  • Gabriel de Oliveira Soares gsoares8@outlook.com
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.60-68

Resumo

O estágio curricular supervisionado compreende uma importante etapa na formação inicial de professores que ensinam Matemática. Com isso, o artigo propõe-se a problematizar e refletir a temática do estágio supervisionado e os desafios da iniciação à docência. As discussões estruturam-se em três eixos: o estágio nos documentos oficiais; relações entre estágios e os programas de iniciação à docência e residência pedagógica e o estágio em tempos de pandemia. Considera-se que muitos são os desafios e (im)possibilidades diante dos estágios curriculares em cursos de formação de professores para ensinar Matemática: a discussão e a resistência em relação às políticas que submetem à formação de professores a agendas neoliberais e conservadoras; a constituição de espaços de coformação entre escola e universidade; a inclusão dos sujeitos excluídos antes da pandemia dos processos formativos; a promoção de políticas e de ações de apoio e valorização dos docentes de escolas e universidades

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

POZZOBON, Marta Cristina Cezar; SOARES, Gabriel de Oliveira. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.60-68. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2817. Acesso em: 28 ago. 2025.