O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Abstract
O estágio curricular supervisionado compreende uma importante etapa na formação inicial de professores que ensinam Matemática. Com isso, o artigo propõe-se a problematizar e refletir a temática do estágio supervisionado e os desafios da iniciação à docência. As discussões estruturam-se em três eixos: o estágio nos documentos oficiais; relações entre estágios e os programas de iniciação à docência e residência pedagógica e o estágio em tempos de pandemia. Considera-se que muitos são os desafios e (im)possibilidades diante dos estágios curriculares em cursos de formação de professores para ensinar Matemática: a discussão e a resistência em relação às políticas que submetem à formação de professores a agendas neoliberais e conservadoras; a constituição de espaços de coformação entre escola e universidade; a inclusão dos sujeitos excluídos antes da pandemia dos processos formativos; a promoção de políticas e de ações de apoio e valorização dos docentes de escolas e universidades
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