MARIA MONTESSORI, PSICO GEOMETRIA E NEUROCIÊNCIA
Resumo
O objetivo do presente trabalho é identificar aproximações da História da Educação Matemática com a Educação Matemática, a partir da análise do livro Psico Geometria: o estudo baseado na Psicologia Infantil de Maria Montessori (1870-1952) para o ensino da geometria no ensino fundamental. O estudo caracteriza-se como qualitativo e o método usado foi bibliográfico. A análise do livro foi construída a partir de constructos teóricos da História Cultural. Concluímos que, o revisitar de livros do passado, como o de Psico Geometria de Montessori, mostra que propostas de ensino da geometria, apoiadas em firmes pressupostos teóricos e com bases experimentais, continuam atuais. Montessori usou um método de desenvolvimento de ensino, centrado na criança e apoiado na compreensão que tinha sobre o funcionamento do cérebro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.