MARIA MONTESSORI, PSICO GEOMETRIA E NEUROCIÊNCIA

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva cmdynnikov@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.135-146

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar aproximações da História da Educação Matemática com a Educação Matemática, a partir da análise do livro Psico Geometria: o estudo baseado na Psicologia Infantil de Maria Montessori (1870-1952) para o ensino da geometria no ensino fundamental. O estudo caracteriza-se como qualitativo e o método usado foi bibliográfico. A análise do livro foi construída a partir de constructos teóricos da História Cultural. Concluímos que, o revisitar de livros do passado, como o de Psico Geometria de Montessori, mostra que propostas de ensino da geometria, apoiadas em firmes pressupostos teóricos e com bases experimentais, continuam atuais. Montessori usou um método de desenvolvimento de ensino, centrado na criança e apoiado na compreensão que tinha sobre o funcionamento do cérebro.

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Publicado

2021-09-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

MARIA MONTESSORI, PSICO GEOMETRIA E NEUROCIÊNCIA. (2021). Educação Matemática Em Revista - RS, 2(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.135-146