MARIA MONTESSORI, PSICO GEOMETRIA E NEUROCIÊNCIA
Abstract
O objetivo do presente trabalho é identificar aproximações da História da Educação Matemática com a Educação Matemática, a partir da análise do livro Psico Geometria: o estudo baseado na Psicologia Infantil de Maria Montessori (1870-1952) para o ensino da geometria no ensino fundamental. O estudo caracteriza-se como qualitativo e o método usado foi bibliográfico. A análise do livro foi construída a partir de constructos teóricos da História Cultural. Concluímos que, o revisitar de livros do passado, como o de Psico Geometria de Montessori, mostra que propostas de ensino da geometria, apoiadas em firmes pressupostos teóricos e com bases experimentais, continuam atuais. Montessori usou um método de desenvolvimento de ensino, centrado na criança e apoiado na compreensão que tinha sobre o funcionamento do cérebro.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.