VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E POSSIBILIDADES DE USO EM SALA DE AULA

Autores

  • Tatiana Bolivar Lebedeff tblebedeff@gmail.com
  • Thaís Philipsen Grützmann thaisclmd2@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.160-167

Resumo

O texto tem como objetivo discutir a possibilidade, e a necessidade, do uso da visualidade no ensino, fazendo, dentro do possível, uma relação com as áreas Educação de Surdos e Educação Matemática, a partir de diferentes conceitos. Discutem-se, aqui, os conceitos de Letramento Visual e Multimodalidade e tensiona-se a necessidade de que a educação se utilize mais dos recursos da visualidade no processo de escolarização. As considerações da reflexão são que o ensino de Matemática poderia (deveria) ser sustentado pela visualidade, a partir da potencialidade do cérebro, com as rotas visuais, bem como énecessário considerar a cultura na produção de uma experiência visual, principalmente para as pessoas surdas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-09-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E POSSIBILIDADES DE USO EM SALA DE AULA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.160-167. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2911. Acesso em: 1 set. 2025.