PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA COM ESTUDANTES DA CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Autores

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.84-94

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições e limitações da criação de problemas, como estratégia de ensino na aprendizagem da Matemática de acadêmicos do curso de Ciência da Computação ao construírem e resolverem problemas em uma aula baseada na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, apresenta-se o referencial teórico que discute as concepções de Resolução de Problemas e proposição de problemas adotadas nesta pesquisa, de abordagem qualitativa. Na sequência, apresenta-se o relato e análise dos dados, coletados na utilização da referida metodologia em uma aula de Fundamentos Matemáticos no curso de Ciência da Computação. Os resultados indicam que a proposição de problemas articulada a resolução de problemas, favorece o desenvolvimento da autonomia e da criticidade dos estudantes, pois eles se envolvem em um processo de aprimoramento, resolução e validação de problemas e, também, se observa a originalidade e criatividade desenvolvida na criação tanto relacionado aos contextos dos problemas, quanto aos conteúdos envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade (2011) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é pós-doutoranda em Ensino de Ciências, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, na Universidade Cruzeiro do Sul, é professora tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, realizando e orientando pesquisas relacionadas com a Resolução de Problemas no ensino da Matemática

Downloads

Publicado

2022-05-19

Como Citar

POSSAMAI, Janaína Poffo; SOUZA, Tayana Cruz de. PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA COM ESTUDANTES DA CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.84-94. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3076. Acesso em: 25 jul. 2025.