PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA COM ESTUDANTES DA CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições e limitações da criação de problemas, como estratégia de ensino na aprendizagem da Matemática de acadêmicos do curso de Ciência da Computação ao construírem e resolverem problemas em uma aula baseada na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, apresenta-se o referencial teórico que discute as concepções de Resolução de Problemas e proposição de problemas adotadas nesta pesquisa, de abordagem qualitativa. Na sequência, apresenta-se o relato e análise dos dados, coletados na utilização da referida metodologia em uma aula de Fundamentos Matemáticos no curso de Ciência da Computação. Os resultados indicam que a proposição de problemas articulada a resolução de problemas, favorece o desenvolvimento da autonomia e da criticidade dos estudantes, pois eles se envolvem em um processo de aprimoramento, resolução e validação de problemas e, também, se observa a originalidade e criatividade desenvolvida na criação tanto relacionado aos contextos dos problemas, quanto aos conteúdos envolvidos.
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