O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO DE FRACTAIS COM O GEOGEBRA
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discorrer sobre aspectos do pensamento computacional que emergiram a partir do desenvolvimento de atividades que propunham a exploração e construção de fractais no software GeoGebra. As atividades foram propostas durante sessões de experimento de ensino a discentes do curso de Matemática da UNESP, Campus Rio Claro, SP. A empiria se deu por meio de sessões de ensino em que os seguintes procedimentos metodológicos de registro foram utilizados: filmagens de todas as sessões de ensino; captação da tela do computador; roteiro impresso das atividades; entrevistas após cada sessão; e escrita de diários de campo. Os resultados indicam que os diferentes métodos adotados para a construção dos fractais viabilizaram a manifestação de cinco aspectos do pensamento computacional, a saber: pensamento algorítmico; decomposição e generalização; padrões e abstração; representação e automação; e avaliação. Concluímos e apontamos indícios de que os aspectos podem se manifestar em conjunto e se complementarem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.