O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO DE FRACTAIS COM O GEOGEBRA
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar e discorrer sobre aspectos do pensamento computacional que emergiram a partir do desenvolvimento de atividades que propunham a exploração e construção de fractais no software GeoGebra. As atividades foram propostas durante sessões de experimento de ensino a discentes do curso de Matemática da UNESP, Campus Rio Claro, SP. A empiria se deu por meio de sessões de ensino em que os seguintes procedimentos metodológicos de registro foram utilizados: filmagens de todas as sessões de ensino; captação da tela do computador; roteiro impresso das atividades; entrevistas após cada sessão; e escrita de diários de campo. Os resultados indicam que os diferentes métodos adotados para a construção dos fractais viabilizaram a manifestação de cinco aspectos do pensamento computacional, a saber: pensamento algorítmico; decomposição e generalização; padrões e abstração; representação e automação; e avaliação. Concluímos e apontamos indícios de que os aspectos podem se manifestar em conjunto e se complementarem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.