EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY HÍBRIDO DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.175-188

Resumo

Este artigo analisa as experiências de uma comunidade fronteiriça, o Grupo de Sábado (GdS), ao desenvolver um projeto no qual foi produzida uma síntese entre o Lesson Study e o modelo de desenvolvimento profissional do grupo, dando origem ao Lesson Study Híbrido (LSH). O objetivo do trabalho é descrever a natureza híbrida do LSH e explorar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. São analisados dados coletados durante os ciclos de LSH que revelam como as atividades realizadas adquiriram diversas relevâncias e sentidos ao serem vivenciadas por docentes que atuam nos diferentes níveis de ensino. Os resultados evidenciam as seguintes contribuições do LSH para o desenvolvimento profissional dos professores: aprendizagem do planejamento coletivo e da gestão de aulas, desenvolvimento de habilidades de observação e construção de um conhecimento especializado para ensinar matemática. Os professores, nesse processo, transformam sua identidade, habilitando-se a promover mudanças efetivas nas práticas escolares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Leticia Losano, Universidade de Sorocaba - Programa de Pós-graduação em educação

    Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Córdoba. Atua na formação de professores que ensinam matemática. Desenvolve pesquisas com foco na identidade profissional docente, as oportunidades de formação de professores e as dimensões culturais da educação matemática.

  • Thaís de Oliveira Ferasso, : Instituto Federal de São Paulo - Campus de São João da Boa Vista

    Licenciada em Matemática pela Unicamp, Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela UFSCar e doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp. Sou professora EBTT, trabalho especialmente no Ensino Médio de cursos Técnicos Integrados, coordenadora da Pós-graduação em Informática na Educação. Participo do GPEMATEC - Grupo de Pesquisa de Matemática e Tecnologia e pesquisa na área de formação de professores de matemática e sobre tecnologias digitais

  • Andrey Patrick M. de Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

    Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e discente do Programa de Graduação em Educação – Doutorado, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha - Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins, campus de Tocantinópolis/TO, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia.

  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

    Licenciando em Matemática (UPF); Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp); Doutorado em Educação (Unicamp). Docente da FE/Unicamp e Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unicamp) e Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/Unicamp).  Área de Pesquisa: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem e saberes docentes

Downloads

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY HÍBRIDO DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. (2022). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.175-188