EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY HÍBRIDO DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo analisa as experiências de uma comunidade fronteiriça, o Grupo de Sábado (GdS), ao desenvolver um projeto no qual foi produzida uma síntese entre o Lesson Study e o modelo de desenvolvimento profissional do grupo, dando origem ao Lesson Study Híbrido (LSH). O objetivo do trabalho é descrever a natureza híbrida do LSH e explorar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. São analisados dados coletados durante os ciclos de LSH que revelam como as atividades realizadas adquiriram diversas relevâncias e sentidos ao serem vivenciadas por docentes que atuam nos diferentes níveis de ensino. Os resultados evidenciam as seguintes contribuições do LSH para o desenvolvimento profissional dos professores: aprendizagem do planejamento coletivo e da gestão de aulas, desenvolvimento de habilidades de observação e construção de um conhecimento especializado para ensinar matemática. Os professores, nesse processo, transformam sua identidade, habilitando-se a promover mudanças efetivas nas práticas escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.