EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY HÍBRIDO DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Abstract
Este artigo analisa as experiências de uma comunidade fronteiriça, o Grupo de Sábado (GdS), ao desenvolver um projeto no qual foi produzida uma síntese entre o Lesson Study e o modelo de desenvolvimento profissional do grupo, dando origem ao Lesson Study Híbrido (LSH). O objetivo do trabalho é descrever a natureza híbrida do LSH e explorar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. São analisados dados coletados durante os ciclos de LSH que revelam como as atividades realizadas adquiriram diversas relevâncias e sentidos ao serem vivenciadas por docentes que atuam nos diferentes níveis de ensino. Os resultados evidenciam as seguintes contribuições do LSH para o desenvolvimento profissional dos professores: aprendizagem do planejamento coletivo e da gestão de aulas, desenvolvimento de habilidades de observação e construção de um conhecimento especializado para ensinar matemática. Os professores, nesse processo, transformam sua identidade, habilitando-se a promover mudanças efetivas nas práticas escolares.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.