APRENDIZAGEM SOBRE TABELAS POR ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Betânia Evangelista mbevangelista@hotmail.com
  • Gilda Guimarães gilda.lguimaraes@gmail.com
  • Izabella Oliveira izabella.Oliveira@fse.ulaval.ca
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D13

Resumo

Investigamos a aprendizagem de alunos 2º ano do Ensino Fundamental sobre tabelas a partir de uma pesquisa experimental com todos os alunos de três turmas, sendo que duas constituíram o grupo experimental (35 alunos) e outra o grupo controle (20 alunos). Os alunos do grupo experimental vivenciaram uma sequência de atividades envolvendo interpretar e construir tabelas simples e de dupla entrada e interpretar tabelas de dupla entrada com variáveis numéricas e nominais. Inicialmente os alunos que apresentavam dificuldades em interpretar e construir para tomada de decisão e análise de conclusão, após a sequência de atividades, apresentaram avanços significativos, passando interpretar informações em tabelas com mais de uma variável e a construírem tabelas simples. Assim, podemos afirmar que alunos dos anos iniciais, quando levados a refletir sobre a representação em tabela como objeto de ensino, são capazes de aprender interpretar e construir tabelas.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

EVANGELISTA, Betânia; GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella. APRENDIZAGEM SOBRE TABELAS POR ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D13. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3262. Acesso em: 12 jul. 2025.