O CONCEITO DE FUNÇÃO NO 9º ANO
CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DO CONCEITO DE OPERADOR
Abstract
Neste artigo apresentamos alguns resultados de um estudo qualitativo sobre a produção de significados de alunos do 9º. ano ao lidarem com atividades sobre funções via o conceito de operador na perspectiva da transformação. A pesquisa foi realizada sob a metodologia da pesquisa-ação, em um programa de mestrado profissional. Trazemos ao leitor algumas das atividades que constituem um produto educacional elaborado e aplicado em sala de aula, tendo como referência teóricos sobre o pensamento matemático como processo. As atividades centradas na ideia de transformação foram trabalhadas pelos alunos organizados em grupos operativos. Os modos de produzir significados dos alunos foram analisados considerando que, segundo a análise de discurso, a fala é uma forma discursiva pois produz efeitos sociais que modificam o sujeito e o grupo. Concluímos que a abordagem via operador para o conceito de função é viável e o trabalho em grupo operativo é importante para manter os alunos engajados em seus processos de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









