GEOMETRIA ESPACIAL E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
UMA REVISÃO DE LITERATURA EM ESTUDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
O presente estudo analisa aspectos relacionados à Geometria Espacial na Educação Básica na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. Busca responder à questão: quais abordagens nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Espacial, no contexto da Educação Básica, se evidenciam em pesquisas que consideram a Teoria dos Campos Conceituais? O estudo consiste de uma revisão bibliográfica, na forma de estado do conhecimento. Dentre os principais resultados, destaca-se a relevância em considerar diferentes situações de aprendizagem para o pleno desenvolvimento de um Campo Conceitual e que as tarefas devem ser desenvolvidas com rigor matemático a partir de uma intencionalidade bem definida, para garantir o desenvolvimento de processos de generalização e abstração e do Pensamento Geométrico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.