GEOMETRIA ESPACIAL E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

UMA REVISÃO DE LITERATURA EM ESTUDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.2.n.25.2024.p.14-27

Resumen

O presente estudo analisa aspectos relacionados à Geometria Espacial na Educação Básica na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. Busca responder à questão: quais abordagens nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Espacial, no contexto da Educação Básica, se evidenciam em pesquisas que consideram a Teoria dos Campos Conceituais? O estudo consiste de uma revisão bibliográfica, na forma de estado do conhecimento. Dentre os principais resultados, destaca-se a relevância em considerar diferentes situações de aprendizagem para o pleno desenvolvimento de um Campo Conceitual e que as tarefas devem ser desenvolvidas com rigor matemático a partir de uma intencionalidade bem definida, para garantir o desenvolvimento de processos de generalização e abstração e do Pensamento Geométrico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-04-17

Cómo citar

GEOMETRIA ESPACIAL E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM ESTUDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA . (2025). Educación Matemática En Revista - RS, 2(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.25.2024.p.14-27