GEOMETRIA ESPACIAL E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
UMA REVISÃO DE LITERATURA EM ESTUDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
O presente estudo analisa aspectos relacionados à Geometria Espacial na Educação Básica na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. Busca responder à questão: quais abordagens nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Espacial, no contexto da Educação Básica, se evidenciam em pesquisas que consideram a Teoria dos Campos Conceituais? O estudo consiste de uma revisão bibliográfica, na forma de estado do conhecimento. Dentre os principais resultados, destaca-se a relevância em considerar diferentes situações de aprendizagem para o pleno desenvolvimento de um Campo Conceitual e que as tarefas devem ser desenvolvidas com rigor matemático a partir de uma intencionalidade bem definida, para garantir o desenvolvimento de processos de generalização e abstração e do Pensamento Geométrico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









