Submissions
Submission Preparation Checklist
All submissions must meet the following requirements.
- This submission meets the requirements outlined in the Author Guidelines.
- This submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration.
- All references have been checked for accuracy and completeness.
- All tables and figures have been numbered and labeled.
- Permission has been obtained to publish all photos, datasets and other material provided with this submission.
Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá
O dossiê “Pesquisas que envolvem estudo de aula (lesson study/estúdio de clases) em Educação Matemática no Brasil” envolve a chamada de artigos resultantes de investigações com o foco em estudo de aula como um processo de desenvolvimento profissional docente, nos diferentes níveis de ensino. Este dossiê tem por objetivo valorizar e divulgar pesquisas nacionais, desenvolvidas em diferentes grupos de pesquisa, que investigam estudo de aula/lesson study/estudio de clases, nas suas diferentes abordagens, na área de Educação Matemática.
A lesson study tem sua origem no Japão e está se expandido para vários países, inclusive da América Latina. No Brasil, temos vários grupos de pesquisas e projetos que têm a preocupação com a temática, envolvendo a aprendizagem discente, a aprendizagem profissional, as práticas formativas na formação inicial e continuada, os estágios supervisionados, as práticas colaborativas, os processos de reflexão, os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, entre outros.
Com isso, consideramos a importância da divulgação de pesquisas que estão estudando a temática “estudo de aula”, nas diferentes nuances e concepções, no contexto brasileiro, que exige adaptações pela diversidade cultural e extensão territorial.
Editoras: Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon/UFPel e Profa. Dra. Adriana Richit/UFFS (editora convidada)
Submissão: até 30 de abril de 2025
Período de avaliação duplo-cega por pares: até 15 de junho de 2025
Retorno das avaliações e envio da versão do artigo aprovado: até 15 de julho de 2025
Publicação do dossiê: até 31 de agosto de 2025
Copyright Notice
I declare that this article is original, unpublished, and not under evaluation by another journal. I agree to the CC BY 4.0 license, which permits sharing and adaptation with attribution. I authorize publication by Educação Matemática em Revista - RS (e-ISSN 3085-8771, ISSN 1518-8221) and assume ethical responsibility for the content, in accordance with COPE guidelines.
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.