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Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá
O dossiê “Pesquisas que envolvem estudo de aula (lesson study/estúdio de clases) em Educação Matemática no Brasil” envolve a chamada de artigos resultantes de investigações com o foco em estudo de aula como um processo de desenvolvimento profissional docente, nos diferentes níveis de ensino. Este dossiê tem por objetivo valorizar e divulgar pesquisas nacionais, desenvolvidas em diferentes grupos de pesquisa, que investigam estudo de aula/lesson study/estudio de clases, nas suas diferentes abordagens, na área de Educação Matemática.
A lesson study tem sua origem no Japão e está se expandido para vários países, inclusive da América Latina. No Brasil, temos vários grupos de pesquisas e projetos que têm a preocupação com a temática, envolvendo a aprendizagem discente, a aprendizagem profissional, as práticas formativas na formação inicial e continuada, os estágios supervisionados, as práticas colaborativas, os processos de reflexão, os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, entre outros.
Com isso, consideramos a importância da divulgação de pesquisas que estão estudando a temática “estudo de aula”, nas diferentes nuances e concepções, no contexto brasileiro, que exige adaptações pela diversidade cultural e extensão territorial.
Editoras: Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon/UFPel e Profa. Dra. Adriana Richit/UFFS (editora convidada)
Submissão: até 30 de abril de 2025
Período de avaliação duplo-cega por pares: até 15 de junho de 2025
Retorno das avaliações e envio da versão do artigo aprovado: até 15 de julho de 2025
Publicação do dossiê: até 31 de agosto de 2025
Aviso de derechos de autor/a
Declaro que este artigo é original, inédito e não está sob avaliação em outra revista. Concordo com a licença CC BY 4.0, que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de créditos. Autorizo a publicação pela Educação Matemática em Revista - RS (e-ISSN 1518-8221) e assumo responsabilidade ética pelo conteúdo, conforme as diretrizes do COPE.
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