CÓDIGOS E SENHAS NO ENSINO BÁSICO
Abstract
Criptografia é a arte de escrever mensagenscifradas que, nos dias atuais, é muito utilizadaem processos eletrônicos, transmissão digitalde informações, transações bancárias online,sistemas de compras eletrônicos, entreoutras aplicações muito utilizadas na vidamoderna. Neste artigo, apresentamos o temacriptografia utilizando códigos e senhas comomotivadores e geradores de situações didáticaspara o desenvolvimento do processo de ensino eaprendizagem da Matemática no ensino básico.Esse tema pode contribuir para enriquecer asaulas de Matemática, pois coloca à disposiçãodo professor atividades e jogos de codificação edecodificação envolvendo os conteúdos, sendoum material útil para exercícios e fixação dosconteúdos matemáticos trabalhados no ensinobásico. Este artigo é fruto da pesquisa “Teoriados Números”, que vem sendo desenvolvida naUniversidade Luterana do Brasil, desde 2002,vinculada ao Grupo de Estudos Curriculares emEducação Matemática (GECEM).Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.