CÓDIGOS E SENHAS NO ENSINO BÁSICO

Authors

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald revista@sbem.org
  • Rosvita Fuelber Franke revista@sbem.org
  • Clarissa de Assis Olgin revista@sbem.org

Abstract

Criptografia é a arte de escrever mensagenscifradas que, nos dias atuais, é muito utilizadaem processos eletrônicos, transmissão digitalde informações, transações bancárias online,sistemas de compras eletrônicos, entreoutras aplicações muito utilizadas na vidamoderna. Neste artigo, apresentamos o temacriptografia utilizando códigos e senhas comomotivadores e geradores de situações didáticaspara o desenvolvimento do processo de ensino eaprendizagem da Matemática no ensino básico.Esse tema pode contribuir para enriquecer asaulas de Matemática, pois coloca à disposiçãodo professor atividades e jogos de codificação edecodificação envolvendo os conteúdos, sendoum material útil para exercícios e fixação dosconteúdos matemáticos trabalhados no ensinobásico. Este artigo é fruto da pesquisa “Teoriados Números”, que vem sendo desenvolvida naUniversidade Luterana do Brasil, desde 2002,vinculada ao Grupo de Estudos Curriculares emEducação Matemática (GECEM).

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Published

2012-04-24

How to Cite

OLIVEIRA GROENWALD, Claudia Lisete; FUELBER FRANKE, Rosvita; DE ASSIS OLGIN, Clarissa. CÓDIGOS E SENHAS NO ENSINO BÁSICO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1463. Acesso em: 12 jul. 2025.