ESTABELECENDO MODELO MATEMÁTICO QUE REPRESENTE O BALANCETE DE UMA PESCARIA
Abstract
Nos escritos sobre a história da matemáticaencontramos indicações de que povos dediferentes culturas produziram conhecimentosa partir de suas práticas cotidianas, o quetem contribuído com o desenvolvimento e aelaboração de novos conceitos. O presenteestudo tem como objetivo elaborar um modelomatemático para representar o balanceteresultante de uma pescaria. Ele foi desenvolvidoa partir das entrevistas com um pescador e como presidente do Sindicato dos Pescadores deItajaí/SC, o qual nos forneceu a cópia de umbalancete. As análises mostram que o cálculo dovalor monetário obtido com a venda do pescadoé organizado em partes. O número de partesque compete a cada tripulante é estabelecidode acordo com o trabalho desempenhado napescaria. Inspirados nos estudos de Biembengutsobre modelagem matemática, elaboramosum modelo matemático para o balancete. Osresultados deste estudo encontram eco naspesquisas que refletem sobre os conhecimentosde matemática produzidos nos contextossocioculturais. Sugerimos aos professores quebusquem no contexto social elementos paraauxiliar os alunos numa melhor compreensãode conceitos matemáticos trabalhados em salade aula.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









