ESTABELECENDO MODELO MATEMÁTICO QUE REPRESENTE O BALANCETE DE UMA PESCARIA
Resumo
Nos escritos sobre a história da matemáticaencontramos indicações de que povos dediferentes culturas produziram conhecimentosa partir de suas práticas cotidianas, o quetem contribuído com o desenvolvimento e aelaboração de novos conceitos. O presenteestudo tem como objetivo elaborar um modelomatemático para representar o balanceteresultante de uma pescaria. Ele foi desenvolvidoa partir das entrevistas com um pescador e como presidente do Sindicato dos Pescadores deItajaí/SC, o qual nos forneceu a cópia de umbalancete. As análises mostram que o cálculo dovalor monetário obtido com a venda do pescadoé organizado em partes. O número de partesque compete a cada tripulante é estabelecidode acordo com o trabalho desempenhado napescaria. Inspirados nos estudos de Biembengutsobre modelagem matemática, elaboramosum modelo matemático para o balancete. Osresultados deste estudo encontram eco naspesquisas que refletem sobre os conhecimentosde matemática produzidos nos contextossocioculturais. Sugerimos aos professores quebusquem no contexto social elementos paraauxiliar os alunos numa melhor compreensãode conceitos matemáticos trabalhados em salade aula.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.