INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS
Abstract
A investigação temática é uma proposta metodológica para o ensino em diferentes níveis e modalidades da educação. Sendo assim, o objetivo do presente artigo apresentar a proposta baseada na investigação temática como uma alternativa de ensino de matemática para a promoção da formação mais crítica do aluno. Para tanto, buscou-se neste texto discutir sobre as peculiaridades do ensino de matemática voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Baseado nas premissas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais é indicado como proposta metodológica o emprego da investigação temática, tendo como base teórica os autores Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Neste âmbito, verifica-se esta proposta como uma alternativa interessante para o encaminhamento de conteúdos de matemática por proporcionar um ensino contextualizado, interdisciplinar e capaz de respeitar as necessidades educacionais do estudante em suas diferentes fases de desenvolvimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-08-27
Issue
Section
Artigos Gerais
How to Cite
COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 15, 2014. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1492. Acesso em: 11 jul. 2025.